O que Ryzen é







 
Não podemos entrar em uma revisão do Ryzen sem antes lembrar as circunstâncias trágicas que vieram antes: os processadores Bulldozer e Vishera da AMD vendidos sob a marca FX. Pretendia-se como um retorno competitivo para chips de retorno da própria Intel épica - o Core 2 e Core i7-AMD da série FX em vez disso entrou em chamas em termos de desempenho.

A falha de Bulldozer e Vishera deixou AMD languishing por anos, tudo mas abandonando o fim elevado e se importando em um processador central do ARM para usuários. Na verdade, a última vez que a AMD tinha uma CPU verdadeiramente competitiva, as pessoas ainda ouviam o INXS, o Weakest Link era uma coisa, e George W. Bush era presidente. O termo técnico para isso é: um inferno de um longo tempo atrás.

Ryzen não é nada como seus antecessores star-crossed, entretanto. As CPUs FX usaram uma técnica chamada multithreading em cluster (CMT) que compartilhava os principais componentes do chip; Eles foram construídos em um 32nm competitivo, e mais tarde 28nm, processo; E as versões de 8 núcleos mais frequentemente do que não perdidas para os chips de 4 núcleos da Intel.

Como qualquer um que se chafurdou no fracasso apenas para retornar à grandeza sabe, a tragédia e a perda só tornam a história de um underdog mais doce. Com a Ryzen, a AMD reiniciou o design da CPU e descartou o design da CMT, e até adotou uma técnica do playbook da Intel chamada multithreading simultânea (SMT), que virtualiza os recursos da CPU.

O novo processador Ryzen da AMD afasta os núcleos compartilhados da linha FX em favor de núcleos autônomos com multithreading simultâneo.


 Enquanto o design da AMD tinha uma vez cada dois núcleos compartilhar recursos, cada núcleo Ryzen agora é uma entidade distinta construída em um complexo de quatro núcleos. No tiro abaixo dois complexos principais maquiagem de um chip de 8 núcleos Ryzen.

Cada complexo do núcleo Zen é composto por quatro CPUs individuais. Dois destes complexos compõem o chip Ryen de 8 núcleos na imagem anterior.

Também passaram o processo de 32nm de Bulldozer e o processo de 28nm de Vishera. Os processadores Ryzen são construídos em um processo state-of-the-art de 14nm pela fabrica de fundição da AMD, a Global Foundries. Em suma, o projeto central parece ter preparado o cenário para um retorno da AMD à glória.



 Ryzen: CPU resistente, chipset leve
Deve ser salientado que o chipset Ryzen não é exatamente pesado. Porque Ryzen é mais de um sistema-em-chip (SoC) do que uma CPU, que contém muitos recursos de interface on-chip, que são aumentados por um chipset AM4 socket particular (para saber mais sobre os vários chipsets, consulte o nosso guia para escolher Uma placa-mãe AM4.) O resultado é que, enquanto Ryzen fornece até oito núcleos físicos, a infra-estrutura em torno é mais orientada para o consumidor. Ryzen tem 24 pistas PCIe total, 16 dos quais são dedicados à GPU. Se você for com o chipset de placa-mãe mais alto, o X370, para executar duas placas de vídeo, esse único x16 é dividido em duas conexões x8.

As restantes faixas PCIe podem ser usadas pelo fabricante da placa-mãe para NVMe ou outras opções de E / S. Isso não é muito diferente do que a Intel faz com o atual Core i7-7700K, que também tem 16 pistas de PCIe para a GPU. Enquanto o chipset Z270 de consumidor mais alto da Intel parece ter muito mais I / O com até 24 pistas de PCIe próprio, um gargalo entre o chipset de consumo e CPU mantê-lo de ser utilizado.

Para a maioria das pessoas, ainda há muita velocidade na torneira com Ryzen e Core i7-7700K. Mas para aqueles que precisam de números insanos de pistas PCIe, por exemplo, várias unidades NVMe que serão usadas simultaneamente, o Broadwell-E da Intel e seu chipset X99 têm a vantagem.

Broadwell-E e Haswell-E possuem até 40 pistas de PCIe diretamente conectadas à CPU e mais oito pistas de PCIe no chipset X99. Mas, novamente, para a grande maioria dos consumidores, mesmo prosumers, que é exagero.



Quão rápido é? Só há uma maneira de descobrir
 
Se você não seguiu a notícia, a AMD já disse que Ryzen excede seu objetivo de um aumento de 40% em relação aos projetos anteriores - de fato, atingiu um aumento de 52% no desempenho do relógio em relação aos núcleos da Piledriver. Mas ninguém se importa com isso. A única coisa que você quer saber é como ele faz contra a Intel.Como testámos

Para o benchmark-o-rama, eu configurei quatro PCs separados. Todas as instalações limpas incluídas da versão a mais atrasada do Windows de 64 bits. Cada um dos PCs foi construído igualmente usando o mesmo SSD e GPU, eo BIOS o mais atrasado foi usado em cada placa.

Voltei-me para o que acreditamos serem os concorrentes naturais da Ryzen: o Intel Core i7-6900K de 8 núcleos de 8 núcleos da Intel; O Core i7-6800K de Broadwell-E de 6 núcleos de 441 dólares; E os $ 349 4-core Kaby Lake Core i7-7700K. E, embora esteja bem além do seu primeiro, eu também incluí uma AMD FX-8370 de 8 núcleos, que é atualmente a CPU com base em Vishera que você pode obter sem entrar na gama louca (ou seja, o insensato chip FX-9590 da AMD que só funciona Com um punhado de placas-mãe devido ao seu consumo excessivo de energia).

Para o par de processadores Broadwell-E, eu testei em uma placa Asus X99 Deluxe II. Eu usei um Asus Z270 Maximus IX Código para o chip Kaby Lake. Eu emparelhei o Vishera com um ASRock 990FX Killer. Os processadores Ryzen foram testados com uma placa Asus Crosshair VI Hero.

Eu usei um Founders Edition GeForce GTX 1080 em todas as compilações e as velocidades de clock foram verificados para a consistência.


Configuração de RAM
 
Optei por testar cada um com 32GB de RAM com os controladores de memória totalmente carregados usando a memória RAM padrão JEDEC. Nos sistemas Ryzen e Kaby Lake, isso significava quatro DIMMs de DDR4 / 2133 para um total de 32GB de RAM. Os sistemas Broadwell-E foram recheados com oito DIMM de DDR4 / 2133 para um total de 32GB de RAM. A CPU FX tinha quatro DIMM DDR3 / 1600 nele para um total de 32GB de RAM. As máquinas Ryzen, Kaby Lake e FX estavam em modo de canal duplo, enquanto a caixa Broadwell-E estava em modo quad-channel.

Configuração de resfriamento
 
Uma divulgação final: Eu esperava testar todas as compilações usando coolers de circuito fechado. Mas como a AMD não me enviou um CLC para o Ryzen até tarde nos testes, eu tive que testar todos os PCs usando refrigeração por ar. Os ventiladores de AMD suspeitarão este de hobbling as peças de Ryzen, que têm uma modalidade chamada gama de freqüência eXtended (XFR) que permite que o microplaqueta atinja até as potencialidades do refrigerador.


Gostaria de acrescentar aqui que XFR só realmente acrescenta até 100MHz para as velocidades do chip hoje. O Ryzen 7 1800X em XFR, por exemplo, iria bater 4.1GHz sobre a sua precisão Boost velocidade de um 4GHz. O refrigerador de ar Noctua eu usei é em si bastante cooler burly e eu vi XFR velocidades chutando na ocasião.

 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.