Piloto testa carro de verdade enxergando pista pelo Oculus Rift
A
fabricante de óleo de motor Castrol apostou na realidade virtual e em
um processo bastante complexo (e tecnológico) de test-drive para a nova
campanha publicitária da companhia.
Para promover a linha de diesel Edge Titanium Strong, a empresa
convidou um piloto de fórmula D (de drift), Matt Powers, a pilotar um
carro de verdade em um estacionamento deserto e gigantesco. A diferença é
que, no lugar no capacete convencional, o equipamento de segurança
conta com um Oculus Rift servindo
de visor. Em vez do mundo real, Powers enxerga uma espécie de jogo de
corrida realista e pós-apocalíptico, em que o cenário parece desmoronar.
O resultado? Um carro andando de verdade, mas com o condutor achando
que está em outra dimensão. Em resumo, o veículo foi transformado em um
controle de vídeo game gigante.
O vídeo da Castrol tem um pouco de fantasia, é verdade, mas só pensar
no que o piloto enxergava no momento já é de tirar o fôlego. Para não
causar acidentes, batidas ou desvios da pista, pesquisadores passaram
dias mapeando o estacionamento com um GPS para sincronizar o cenário
real com a pista projetada no óculos.
O segundo clipe mostra esse processo e pesquisa e desenvolvimento,
além da instalação dos sensores e de todo o equipamento no carro. Ao
todo, foram dois meses de trabalho que, ao menos de acordo com as
reações ao primeiro clipe, sem dúvidas valeram o esforço.
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